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O que é TDAH?

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a vida.
Suas principais características são desatenção, impulsividade e hiperatividade.A falta de diagnóstico e tratamento correto acarreta grandes prejuízos à vida profissional, social, pessoal e afetiva da pessoa portadora. Sem tratamento, outros distúrbios podem associar-se ao quadro, a auto-estima fica cada vez mais comprometida e a pessoa vai se isolando do mundo.
O indivíduo que tem TDAH pode ser inteligente, criativo e talentoso, mas não consegue realizar todo seu potencial em função do transtorno.
Sintomas do TDAH em crianças e adolescentes
O principal sintoma é a dificuldade em manter o foco da atenção e/ou manter-se quieta, estes sintomas podem se manifestar de diversas maneiras:
  • As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas, freqüentemente têm apelido de "bicho carpinteiro" ou coisa parecida.
  • Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se sem parar pelo ambiente, mexendo em vários objetos. .
  • Têm dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes.
  • São facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos "internos", dando a impressão de estarem "voando".
  • Nas provas, são visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas, acentos, etc.).
  • Pela falta de atenção, esquecem recados ou material escolar, aquilo que estudaram na véspera da prova.
  • Tendem a ser impulsivas (não esperam a vez, não lêem a pergunta até o final e já respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar).
  • É comum apresentarem dificuldades em se organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer.
  • Seu desempenho sempre parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual.
Causas do TDAH

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma disfunção crônica, herdada na grande maioria das vezes, daí sua presença desde a infância.
Em menor grau há fatores do meio ambiente que podem estar relacionados ao TDAH:
  • A nicotina de cigarros fumados pela mãe gestante bem como bebidas alcoólicas consumidas, podem ser causas significativas de anormalidades no desenvolvimento cerebral.
  • Crianças expostas ao chumbo entre 12 e 36 meses de idade pode ser outro fator.
  • Problemas neonatais como falta de oxigênio, traumas obstétricos, rubéola intra-uterino, encefalite, meningite pós-natal, subnutrição e traumatismo craniano são fatores que também podem contribuir para o surgimento do TDAH.
Dicas importantes ao professo

O professor pode fazer uma avaliação qual é a maior dificuldade do aluno portador de TDAH, e que atrapalha em seu desempenho escolar. A par dessa situação, o professor terá condições para planejar sua didática e aplica-lá em sala de aula. Dessa forma fica mais fácil auxiliar o aluno em suas dificuldades.
Alguns recursos didáticos podem ser construídos de forma lúdica juntamente com os alunos, o que auxiliará no processo de aprendizagem:
  • Lembretes em agendas e/ ou cadernos.
  • Avisos e datas importantes.
  • Listas de tarefas.
  • Anotações em provas e trabalhos.
O professor poderá também auxiliar aos pais sobre como trabalhar com a criança, ajudando-a na realização do estudo em casa. Evitar instruções muito longas, com explicações breves. Ambientes com poluição visual devem ser evitados, pois podem distrair a criança.
Diagnóstico do TDAH
O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é realizado pelo médico, em especial o psiquiatra, por meio de:
  • História clínica,
  • Testes e avaliações, como o questionários ASRS-18 e SNAP-IV.
  • Exames complementares, tais como exames de sangue, avaliação da visão e audição, exames neurológicos e de imagens para descartar diagnósticos diferenciais.
Tratamento do TDAH

O tratamento do TDAH deve ser combinado e integrado, por meio de medicamentos, a medicação é parte muito importante do tratamento. Em 80% dos casos ajuda a pessoa a concentrar-se, a terminar suas tarefas sem interrupções, reduz a impulsividade e a agitação.
A terapia cognitivo comportamental (TCC) é indicada para o tratamento do TDAH com ótimos resultados.
O tratamento com fonoaudiólogo está recomendado nos casos onde existe simultaneamente Transtorno de Leitura (Dislexia) ou Transtorno da Expressão Escrita (Disortografia).
Mitos de TDAH
·        Só ocorre em criança e adolescente.
·        Ocorre só em sexo masculino.
·        Baixo desempenho escolar.
·        Alguns chegam a afirmar que “o TDAH não existe”, é uma “invenção” médica ou da indústria farmacêutica, para obterem lucros com o tratamento.

Curiosidade:

Muitas pessoas que sofrem de TDAH podem pensar que é uma desvantagem no cumprimento de seus objetivos na vida. No entanto eles podem ter inspiração de pessoas famosas com o diagnostico desse transtorno que se superaram para alcançar sucesso e fama. Isto mostra que nada é grande a superar se você definir sua mente para ela.







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