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A Importância dos Jogos na Educação Infantil

As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem eenriquecem o desenvolvimento intelectual da criança (Piaget, 1976).A importância de brincar na educação infantil está expressa por lei incluída no“Referencial Curricular de Educação Infantil” (MEC/SEF/DPE, 1998), publicação nacional do MEC. O brincar é uma atividade espontânea e difere do jogo, pois este possui regras e limites,por isso a proposta de utilização destes recursos, deve estar de acordo com a faixa etária abordada na ocasião (Friedmann, 2004,1994).Os jogos sensoriais podem contribuir para a formação do futuro adulto. É o que descrevem alguns pesquisadores sobre o trabalho de Maria Montessori (Leift, 1978). Estes jogos sensoriais foram destinados a estimular os diferentes sentidos, de forma que os mesmos possam se desenvolver satisfatoriamente no decorrer da vida da criança. Um ponto negativo em utilização de jogos e brincadeiras, como suporte pedagógico no aprendizado de conteúdos específicos, é que em parte dos casos o professor não tem a visão de que, com o lúdico, a criança aprende tão bem ou até melhor do que qualquer atividade tradicional limitada a livros e cadernos. O fato de estar numa brincadeira não representa um momento de lazer, e sim uma forma alternativa de aprender.Neste trabalho é feita uma análise crítica descritiva desses brinquedos e materiais pedagógicos, e relata a dificuldade do acesso aos mesmos, por parte das crianças,pelo fato de ficarem armazenados em armários fechados, em estantes altas ou em locais inacessíveis às crianças.

Igor Zumba DAMASCENO,Tathiane MILARÉ1Luiz Antonio Andrade de OLIVEIRA,Olga Maria Mascarenhas Faria de OLIVEIRA2,Rosebelly Nunes MARQUES3

DISPONÍVEL EM: http://jogosebrincadeirasnasaladeaula.blogspot.com/2009/03/as-brincadeiras-e-jogos-infantis.html

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